8 de agosto de 2010

Meu Pai

José Gonçalves Elias Netto (1925 - 2009)
(Foto: meus pais e meus filhos)

Meu pai sempre trabalhou muito, a vida de jornalista era intensa e cansativa, muitas vezes chegava muito tarde em casa. Uma das minhas melhores lembranças de quando era criança é que nós 2 íamos todo sábado de manhã ao centro de SP passear; primeiro comprar um livro ou revistinha na Livraria Siciliano, depois tomar um café com creme, às vezes comprar alguma roupinha na Sarú (que a minha mãe nem sempre gostava), outras vezes comprar algum aparelho eletrônico na Santa Ifigênia...sempre só nós dois...

Eu sou a caçulinha, confesso que sempre fui a queridinha do papai, afinal quando eu nasci meus irmãos já tinham 10 e 8 anos (Sorry, Yara por esta bombástica revelação da sua idade...) e um bebê sempre requer mais atenção.
Meu pai foi um gênio ( A Rutha e eu sempre nos identificamos muito com ele...kkk) sabia de tudo, sobre tudo ! Durante muitos anos ele foi Redator- chefe da revista Comércio Exterior; para escrever sobre exportação ele teve que viajar o mundo inteiro, tirava muitas fotos e trazia muitos presentes...era uma festa quando ele voltava pra casa e abria a mala cheia de novidades !
Além de jornalista ele também era apaixonado por marcenaria, eletrônica e inveções em geral, estava sempre na garagem inventando alguma coisa...
Gostaria de ter a habilidade de escrever palavras que traduzissem com clareza e poesia tudo que meu pai representou pra mim, mas não me sinto à altura, só posso agradecer todo o amor que ele me deu e tudo que ele fez por mim e meus filhos. Ele foi um avô maravilhoso, sempre esperando os netos com brincadeiras e invenções criativas ou um miminho para a Bichaninha, que era como ele carinhosamente chamava a Rutha !

Vou transcrever abaixo uns trechos do texto que foi publicado no jornal "Folha de São Paulo" uns dias depois da morte do meu pai:

"Jornalista Prêmio Esso e sua garagem de invenções"
"Os trenzinhos que ziguezagueavam pela sala embasbacaram os netos. Construir os brinquedos foi uma das muitas experiências a que José Elias se entregou trancado na garagem de casa. Nas horas vagas era inventor...
Zé também criou textos. De suas mãos saíram as palavras que preencheram as 15 páginas de uma reportagem sobre reflorestamento, publicada na revista "Exame", em 1971. O esforço rendeu ao autor um Prêmio Esso, na categoria Informação Econômica.
Trabalhou no jornal "Ultima Hora", durante muitos anos em revistas da Editora Abril e na "Gazeta Mercantil". Também colaborou, em Brasília, com publicações do Itamaraty."

PAI, EU TE AMO !

16 comentários:

  1. Linda sua história com seu pai. As lembranças vão te acompanhar sempre e, isso é o melhor porque são lembranças de um pai presente em sua vida.

    Beijoss Néia:)

    Ps.: Meu pai sempre foi e é também presente em minha vida e não há nada melhor que isso.

    ResponderExcluir
  2. Querida Lais,
    Linda homenagem, fiquei aqui com lagrimas nos olhos lendo o seu post.Seu pai um amor de pessoa, e com certeza orgulho no coraçao de todos aí.
    E feliz Dia dos Pais para todos os papais do Brasil!
    Abraços
    Luna e mommy Léia

    ResponderExcluir
  3. Que linda homenagem!!!
    Seu pai parecia ser um grande homem!
    Lindo demais seu amor por seu pai.
    Confesso que tbm sou a queridinha apesar de não ser a mais nova rsrs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Laís:

    Que texto lindo... retrato de uma vida ssim não??
    Ó, ninguém manda escrever bem.... tem um selinho especial lá no blog para a turminha (no meu blog, a Scu que me dê licença!!)...
    Achei que vcs merecem!!!

    Beijinho,
    Ana

    ResponderExcluir
  5. Que linda homenagem... De se emocionar.

    ResponderExcluir
  6. Bela homenagem Laís. Seu pai, com certeza, está orgulhoso por você. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Tal pai, tal filha! Talento, pelo que percebo, também é genético, né?!
    Também adorei o selo!
    Lambidas muito carinhosas.

    ResponderExcluir
  8. Lindooooo!Parabéns para o papai, pela história, a impressão que eu tive é que ele era o máximo pra todos vcs e pra milhões de leitores!bjs

    ResponderExcluir
  9. Nossa, q lindo!
    Miaudulei por demaisi da conta!
    Seu papys é o seu herói e uma incrível pessoa!
    Lambs cum kalinho!
    Eterno!

    ResponderExcluir
  10. puxa amiga, q historia linda! espero num futuro poder ver meu filho ou filha dizendo coisas tão lindas do pai tb! bjs

    ResponderExcluir
  11. Sempre é muito bom ter que amamos ao nosso lado. Principalmente um pai carinhoso. Parabéns para ele. Bjks da Rosane e Pandora

    ResponderExcluir
  12. ♥Laís♥!
    Lindo, lindo tudo isso que você escreveu!
    Chorei aqui com suas palavras!
    Quando você me disse que ele era jornalista, fiquei toda entusiasmada me perguntando se um dia eu viajaria o mundo cobrindo assuntos etc...
    Mas, depois de ler isso, vejo que alguém pode sim ter o mesmo trabalho que ele teve, mas jamais alguém será como ele!
    Estou chorando ainda...
    Linda a foto com você no colo!
    Eu não sei se sou a queridinha do meu pai, mas, eu acho que sou mais próxima dele do que minha irmã. Eu converso bastante sobre milhares de assunto com ele, minha irmã também mas, acho que sou mais próxima!

    ♥Laís♥! Onde seu pai esteja, pode ter certeza que ele estará ao seu lado sempre!!!

    Beijosss!

    ResponderExcluir
  13. Querida irmã,
    é muito lindo tudo o que você escreveu sobre o papai. Com certeza você herdou o talento dele para escrever e a sensibilidade para ver e descrever as coisas de um jeito muito especial. Tenho muitas lembranças bem lindas dele e de várias coisas que fazíamos juntos. Ele foi o homem mais inteligente que já conheci e sinto muitas saudades.
    Te amo irmã,
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Dando uma voltinha por aqui, encontrei mais um post maravilhoso, porém este me tocou de uma forma diferente. Amei saber um pouco da história do seu pai =) Que pessoa interessante,inteligente, dentre muitos outros adjetivos. Realmente lastimo por ele não estar mais entre nós =/ Mas deixou um legado de peso a toda essa família linda e amigos.

    Com emoção me despeço e deixo uma reverência a este homem que fez a diferença aqui na terra e certamente tem um espaço muito especial junto à Papai do Céu.

    Beijos =*

    ResponderExcluir
  15. Muy bonito Laís. Su papae fue un ser muy interesante. Ahora entiendo porque su hija también es tan especial.
    Beijos Luisa

    ResponderExcluir