7 de junho de 2012

Blog da Laís

Será que eu posso usar o meu blog pra desabafar? Reclamar da vida? Falar mal do marido? Eu acho que sim e inclusive já escrevi algumas chatices dele e ele foi chamado até de monstro!
Ele é uma pessoa difícil mesmo e sabe disso e eu confesso que também tenho um gênio difícil, sou chata, implicante e me irrito fácil (com ele). Mas ontem à noite eu conheci o outro lado da história...
Eu já contei que ele é Engenheiro, trabalha na Fundição Tupy e à noite  dá aulas no Centro Universitário Sociesc, então o professor Mauro (ele é mau até no nome...) levou seus alunos para conhecerem a Tupy e eu fui junto! No caminho ele já disse que os alunos iam comer uma pizza depois mas ele estava cansado e não queria ir...e eu já fiquei chateada...


Eu sou a 4ª da direita para a esquerda na frente
Infelizmente não podia tirar fotos dentro da fábrica por questões de segurança. A empresa fica em uma área de 1.208.000 m², são mais de 9000 funcionários, é a maior fundição da América Latina e está entre as 5 maiores do mundo. E fica a apenas 6 km da minha casa.
Nos encontramos com os alunos às 19h30min. em uma das entradas ao lado do estacionamento das bicicletas (acho que todos os olhares estavam na minha direção...). Joinville é conhecida como a "Cidade das Bicicletas" justamente porque tem muitas indústrias e os funcionários usam este meio de transporte. Só posso dizer que eram centenas de bicicletas! Nos horários de entrada e saída dos funcionários o trânsito fica complicado com tantas bikes saindo da fábrica. A produção é contínua, a fábrica não fecha nunca, são 3 turnos de trabalho. (o Mauro trabalha das 8h às 17h, mas muitas vezes teve que entrar as 5h e outras entrar às 23h, sem contar que também trabalha alguns fins de semana)
Entramos na fábrica usando capacetes, óculos de segurança e protetores de ouvido e fomos escoltados por 3 seguranças de moto preocupadíssimos com a nossa segurança ou com a segurança da fábrica. Um técnico de segurança nos acompanhou atento a todos os detalhes (uma aluna teve que trocar de sapato porque não pode andar de sapato aberto lá dentro). Foi uma noite bem fria mas andamos tanto e tão perto dos fornos que só senti calor.
A fábrica inteira tem passagem de pedestres e todos os funcionários só podem andar nestas faixas porque o movimento de empilhadeiras é intenso! 
As instalações são gigantescas, parecia uma mistura de máquinas antigas da Revolução Industrial com a modernidade da Fantástica Fábrica de Chocolates (só que neste caso, de ferro fundido). 

(foto do Jornal A Notícia))
Baldes com 5000 litros de ferro fundido circulam suspensos e sozinhos pela fábrica até o local de despejo. São usados para fazer peças automotivas da Audi, Ford e Renault. Cerca de 50% das peças são exportadas.

(foto do Jornal A Notícia)
O momento de despejo do ferro fundido é amedrontador, fagulhas pulam para todos os lados, parecem fogos de artifício. Os funcionários das caldeiras se aposentam com 25 anos de serviço devido à insalubridade. No verão o calor lá dentro é insuportável, em todos os cantos existem ventiladores pendurados.

(visão aérea da Fundição Tupy)
Conhecemos uma grande parte da gigantesca fábrica e ainda faltava muito para se conhecer sua totalidade. Foi uma caminhada de 2 horas extremamente exaustiva, o cheiro de ferro é muito forte e fica impregnado nas roupas e no cabelo, mesmo com o protetor de ouvido o barulho é alto e não dá pra ouvir mais nada. Depois da jornada extenuante ninguém tinha vontade de sair pra comer pizza, eu mesma só queria vir para casa, tomar banho (ele me obrigou a tomar banho para tirar o cheiro da Tupy) e dormir.  E o Mauro perguntou por que eu estava cansada!!! Ele disse que foi uma caminhada tão rápida...
A moral da história é... não pense só em se divertir, trabalhe e pense no futuro...não, gente, essa é a moral da Cigarra e a Formiga! O importante é que eu vi com meus próprios olhos os sacrifícios que o meu marido faz por nossa família e a partir de agora vou entender quando ele acordar nervoso ou voltar para casa irritado...pode ser que eu não consiga, mas vou tentar...
Hoje foi dia de descanso em casa, mas amanhã vai ser mais sossegado ainda porque ele vai trabalhar...

22 comentários:

  1. Adorei o post!
    Por vezes só olhamos para nós e esquecemos as dificuldades dos outros...

    Bom fim de semana familia maravilha! =)

    ResponderExcluir
  2. Foi uma oportunidade maravilhosa, porque às vezes não entendemos os motivos porque uma pessoa toma atitudes, se comporta de forma que não gostamos, etc. Não sabemos certos detalhes do dia a dia, e só vemos o que não gostamos, mas não passa pela nossa cabeça "os bastidores". E então passamos a valorizar a pessoa... Nem sempre todas as palavras do mundo podem explicar ou fazer entender, a experiência de nos colocarmos um pouco no lugar do outro é primordial em muitos momentos.

    Fiquei cansada aqui lendo sua aventura, querida, ufa!!! Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  3. Laís...
    Parabéns ao teu esposo por conseguir trabalhar tanto.
    Parabéns pra ti que reconhece e compartilha com ele todo este esforço com carinho e atenção.
    E te digo... não é só tu que se irrita com o marido. Eu tbm faço parte da turma.
    Ele em casa é um horror!
    Se demora a chegar é um horror!
    Vai entender, rsrsrs
    Bjos querida

    ResponderExcluir
  4. Querida Lais!
    Muito bom a Rutha ter emprestado o espaço dela para contares um pouco da rotina de trabalho do papai MAUro!
    Amiga querida, fique bem. Muitas coisas se explicam, mas não se justificam (estou filosofando).
    Abraço carinhoso,
    Beth

    ResponderExcluir
  5. Oi Lais!!!

    Adorei o post! Pois é... por vezes temos que se colocar um pouco no lugar das outras pessoas para entendermos algumas atitudes delas. E você teve uma oportunidade de ouro de vivenciar em poucas horas o que seu marido vive o dia todo!

    E que agora você consiga entende-lo nos momentos de irritação do Mauro!!! rs

    Beijinhoos minha linda! Ótimo fim de semana pra você e a turminha aí!!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post!

    Beijos & Lambeijos Da Sammy!

    ResponderExcluir
  7. LAIS ADOREI O POST REALMENTE NADA MELHOR DO QUE CONHECER A REALIDADE DO OUTRO ASSIM FICA MAIS ENTENDERMOS ALGUMAS COISAS E ATÉ SERMOS MAIS COMPREENSIVAS COM DETERMINADOS COMPORTAMENTOS RSRSRSRS,
    TENHA UM ÓTIMO FERIADO,BEIJOS

    ResponderExcluir
  8. Oi Laís, voltei!!! Pois é, decidi reabrir o Arte dos Gatos e tem fotinhos novas por lá!
    Adorei sua postagem e trabalhar nessas indústrias não é nada fácil. Meu marido trabalha numa multinacional aqui em Curitiba, e apesar de não ser dentro da fábrica, mesmo assim é complicado. Eu trabalho na Associação dos Funcionários dessa mesma indústria e por vezes tive que entrar na fábrica pra ir conversar com algum funcionário e o calor é insuportável, o barulho, o cheiro, tudo, é difícil, fora que de tudo isso, o pior é conviver com tanta gente!!!
    Bj
    Si

    ResponderExcluir
  9. Também acho importante conhecer a "outra vida" daquele que reparte parte da nossa. Durante muito tempo eu e meu marido trabalhamos na mesma empresa, apesar dos setores diferentes. Hoje ele está aposentado e, felizmente, compartilhamos o amor e cuidados com nossos bichinhos. Tiveste uma bela aventura! Beijos mil

    ResponderExcluir
  10. UAU, LAÍS... QUE AVENTURA, ESSA VISITA,HEIN? EU, DONA GAM SOU METALÚRGICA. TÔ DESEMPREGADA ATUALMENTE, MAS ADORO MINHA PROFISSÃO. MORAMOS PERTO DA COMPANHIA BRASILEIRA DE ALUMÍNIO (CBA), É GIGANTE TAMBÉM E TEM AS SALAS FORNOS, QUE SÃO EXTREMAMENTE QUENTES TAMBÉM. OSSOS DO OFÍCIO...
    TENHA UM LINDO FINAL DE SEMANA, COLEGA! PRA VOCÊ E SEUS PETS!!

    ResponderExcluir
  11. Realmente a jornada de trabalho do seu marido não é nada tranquila. Mas que bom que você teve a oportunidade de vivenciar um pouco o lado dele. Agora ele também precisa vivenciar um pouco a sua jornada que pode parecer fácil, mas com certeza não é!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Que legal que vc teve a oportunidade de ir conhecer mais o outro lado Laís. As vezes a gente não se dá nem o trabalho de conhecer e já sai atirando pedras, né?
    Adorei os comentários nos posts lá no blog!!!!
    A Aimée é Silver e o Luan é Golden... além do tamanho que a Aimée é mignon e o Luan é KAmignon... heheheeh!
    Um beijo querida!!!!
    Um beijão para a turma!

    ResponderExcluir
  13. Esse é o grande exercício da vida, se colocar no lugar do outro!
    Rubem Alves, um autor que eu amo, escreve muito sobre a importância do ouvir. Segundo ele, quem escuta está acolhendo o outro.

    Todos nós temos necessidades, dias ruins, problemas que nos azedam... E, num relacionamento, equacionar esse turbilhão de sentimentos é uma arte.

    Voltando a Rubem Alves, ele diz o seguinte : “Comunhão é quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam num contraponto”.

    Pelo que vi, você encontrou o contraponto.

    Que Deus abençoe sua família especial!

    Beijos,
    Diulara e família felina
    Beijos,
    Diulara e família felina

    ResponderExcluir
  14. é muito bom saber o que os outros passam também né, e nunca devemos criticar sem saber.Mas que legal essa visita né ?? *_

    Beijocas e Bom finds!

    ResponderExcluir
  15. Querida Laís,
    Adorei "visitar" a Fundição Tupy
    Só de ler a postagem fiquei cansada...rsrs
    Posso imaginar que seu marido fica estressado!!
    Tenha um bom final de semana e tudo de melhor para tí e seus bichinhos
    Beijinhos e meu carinho
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  16. Laís,
    é a mais pura verdade! A gente só entende realmente o outro quando vivemos o que ele vive!
    Eu tinha muito torcicolo e dor nas costas, meu marido não entendia porque eu não queria fazer nada quando estava assim... Até que um dia ele teve um torcicolo bem forte (tipo dos meus) e disse: Nossa, agora eu te entendo!
    Bjinhos!!

    ResponderExcluir
  17. Que bom q vc pode ter essa visao!eu te adimiro muito!e torco pra um dia eu conseguir criar dois filhos humanos e varios de quatro patas tao bem como vc ah e ainda estar casada!isso e uma facanha ingrivel! Bom final de semana!bjs mari

    ResponderExcluir
  18. Vim conhecer seu cantinho amei e já estou seguindo :)
    Venha conhecer o meu e fique a vontade.

    beijinhos a todos ;*

    http://noostillo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. As vezes esquecemos mesmo de olhar para o outro lado, ou apenas desconhecemos que existe este lado, fico contente que voce teve oportunidade de conhecer e ver as dificuldades dele, assim fica mais fácil compreender. Adorei também conhecer um pouco da fundição junto com voce.
    beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi lais é sempre bom se colocar no lugar dos outro,para entede-los melhor.E sempre que quise pode desabafar sim!

    ResponderExcluir
  21. É bem aquilo, né Laís: só calçando os sapatos outros e andando uns quilômetros com eles...

    ResponderExcluir
  22. Oi Lais...
    Lindo post.Adorei conhecer um pouco do trabalho do Mauro. Por isso que vc comentou que talvez ele viria para o Japao..Como atualmente eu faço o mesmo serviço do meu marido...eu entendo quando ele vem se queixando de dores ou estressado...Um feliz Dia dos namorados para vocês .
    Beijos
    San...

    ResponderExcluir