6 de janeiro de 2012

A Gata Borralheira...


Verão, férias, todo mundo se divertindo, viajando ou sonhando em viajar pra bem longe ! Mas a minha dica de férias é conhecer a minha cidade ! Muitas vezes nós moramos anos ou a vida inteira em uma cidade e mal conhecemos seus pontos turísticos. Quando a Júlia estava fazendo as aulas práticas da auto-escola eu aproveitei para andar e tirar fotos de Joinville. Eu já escrevi sobre o Festival de Dança de Joinville, que é o maior do mundo, neste post !

O prédio da prefeitura de Joinville fica no centro da cidade e é inspirado nas casas em estilo enxaimel,  uma arquitetura trazida pelos alemães no fim do século XIX para o Sul do Brasil.

Bem em frente à prefeitura corre o Rio Cachoeira.

Na beira do rio sempre vemos garças branquinhas e enormes penduradas nas árvores e frequentemente um jacaré é avistado nadando por ali.

O Mercado Municipal fica a poucos metros da prefeitura, é uma construção antiga (tem mais de 90 anos) e vende peixes frescos, artesanato e muitas pessoas se reúnem lá para provar comidas típicas alemãs.

 A Rua das Palmeiras tem belíssimas palmeiras que foram plantadas em 1867 e é um dos cartões-postais da cidade.
A Catedral de Joinville tem formato circular e é ornada por 20 vitrais coloridíssimos que representam Luz e simbolicamente a Graça Divina.
A Deutsche Schule foi criada em 1866 e foi a 1ª escola da cidade, chegou a ser considerada o maior colégio luterano da América Latina, posteriormente foi fundida com o Colégio Bom Jesus e meus filhos estudaram lá por muitos anos. O Felipe estudou  lá por 9 anos e entrou na UFPR graças ao ótimo ensino. 

Depois disso começamos a frequentar a cidade de Curitiba !
A minha melhor dica é o restaurante Madero !
Tem vários ambientes e sua arquitetura é lindíssima, vale a pena conhecer e saborear os sanduíches de lá.

Depois de encher a barriguinha no Madero nós vamos até o apartamento do Felipe, guardamos as coisas que levamos para ele e a turma vai para o Shopping fazer compras ! Eu não faço parte da turma que vai gastar com roupas, sapatos e outras maravilhas do consumo moderno...eu fico fazendo limpeza no apartamento !!! Começo enquanto ainda é dia e só acabo de noite, apesar de ser um apto de 1 quarto tem muita coisa pra limpar...


Enquanto isso vou tirando fotos da janela...e a noite vai chegando, eles voltam cheios de sacolas e felizes...e eu fico exausta mas feliz de deixar meu filho em um lugar habitável novamente...

Na parede, esta bandeira que os amigos franceses deram de presente quando ele voltou da França.

Cansei !

29 comentários:

  1. kkkkkkkkkkk
    Ela te ajudou se enrolando nos teus pés como faz aqui o Mimoso?
    Linda tua cidade Laís.
    Minha faze de Maria Faxina já esgotou...kkkkk
    bjim

    ResponderExcluir
  2. Que legal. Adorei o comentário sobre a Deutsche Schule. Leciono lá.
    Ah!!! E o Madero... Tudo de bom! Já provou o palmito assado? Affffff...

    ResponderExcluir
  3. Aumei a cidade.
    Tem uns lugares lindos pra correr e correr e correr depois correr mais um pouquinho. Sem esquecer daquela bela cheirada em tudo.
    Num esquenta com o cartão tia Laís...só manda os meus aumigos pra cá que eu te desculpo, aauauauau
    Lambeijos

    ResponderExcluir
  4. Ahhh adoro cidade tranquila e com bastante verde!
    Saudades miga, me desculpe a ausencia, mas não esqueço de vcs qnd rezo pro papai do céu cuidar de todos meus amigos e amigatinhos!
    bjs!!!

    ResponderExcluir
  5. Meu...que post mais lindo!
    Amei as fotos colagem que vc preparou no top do post, super 10!
    E que saudades de Joinville, sabia que nunca entrei nessa Catedral!!! Eu sempre ía na igreja do Sagrado Coraçao de Jesus. Super lindo os vitrais da Catedral! Ahhh Lais, vc poderia fazer um blog só de Joinville ou de Curitiba, tenho certeza que o Felipe compartilharia algumas fotos de Ctba no seu blog! Vai pensando nessa ideia!
    As suas fotos de Curitiba by night estão super profissionais, adorei!
    E ficou engraçado a ultima foto, eu ri muito aqui com o jeito da Pink e o "cansei"! hehehehe
    Aqui hoje estou de "molho", o filhote voltou ontem, esse ano ele parou pouquinho por aqui porque agora eh a fase dos estágios, etc.Eu peguei muita friagem na viagem, passei a semana gripada e pelo jeito esse resfriado "gostchouuuuuuuu"muito de mim e vai ficar por aqui me incomodando mais um pouquinho, agora vem aquela tosse chata, etc. :(
    Super beijo pra todos e um ótimo final de semana
    ** refescou finalmente????
    Léia

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. laís, Eu morro de vontade de conhecer sua cidade, ainda mais agora depois do seu post. Tenho uma grande amiga que fez faculdade comigo que mora aí e estou devendo uma visita faz séculos. Infelizmente eu perdi o contato com ela, mas tenho que reencontra-la. Toda vez que te vejo falando da sua cidade lembro-me dela.
    Pink estava ajudando na faxina ou fiscalizando?
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. No me extraña que te canses!! que montón de cosas habéis visitado!

    ResponderExcluir
  9. nossa agora eu sei como a minha mãe se sentia....q cidade mais bonita, que privilegio morar ai....bjs mari

    ResponderExcluir
  10. Legal mesmo Rutha,
    Quantas vezes viajamos longe mas sabendo que na nossa cidade a coisas bem mais legais e interessantes não é ?
    A Lapa é uma cidade histórica tem diversas construções antigas e tudo mais ....
    Lambeijos

    ResponderExcluir
  11. Lindas fotos Laís !!!!!

    Também acho que é preciso conhecer onde moramos , eu moro em Curitiba há quase dois anos e ainda não conheço tudo , ontem mesmo falei com uma vizinha que ficou minha amiga, e ela me deu um mapa turístico , pois minha mãe vem passar uns dias comigo e quero saber onde levá-la por aqui, e quando voltar para visitar o seu filho,se quiser conhecer minhas filhas , eu iria adorar !!!!

    Beijos e bom fim de semana !!!

    ResponderExcluir
  12. Olá Rutha e toda Thurminha...
    Obrigada por participar da brincadeira de rir em meu bloguinho.
    Legal o "espirro" do Bóris.
    Sabe que eu tenho uma amiguinha aqui no condominio que se chama ISabela também (deve ser "mal" do nome... Rsrsrs).
    Ela me "enche" tannnnnnntoooo, ela não pode me ver que gruda em mim. Aperta meu pescoço, cheira minhas orelhas, beija minha boca e "EXIGE" que eu a beije também e faz de tudo comigo, acha que sou uma boneca. Graças a Deus, mamis está sempre por perto, e ela que toma a atirude, pois sou tão boazinha que deixo, acha? PReciso tomar coragem e dar uns "espirros" nessa menininha também... rsrss.
    Por enquanto, mamis faz isto por mim, e quando a vemos, mudamos o caminho para ela não vir logo me apertar...
    Crianças.... PEnsam que somos brinquedos. Rsrss.

    Obrigada Rutha, Pink, BArun Luna e mamãe de voces pelo recado em meu blog e por participarem sempre.
    Gosto de ter e manter meus amigos.
    VALEU amiguinhos...
    FELIZ ANO NOVO! VIVA 2012.

    Ótimo final de semana a todos voces e aproveitem e curtam esta linda cidade que voces mostraram nas fotos.
    D+!! Parabéns!
    Fiquem com o Papai do Céu.
    Aus 1000 e Beijos 1000...

    KIPPY & LILLY

    ResponderExcluir
  13. É verdade! Muitas pessoas saem a fazer turismo, mas não conhecem a própria cidade, enfrentam filas enormes e passam o dia inteiro fechadas em um museu estrangeiro e nem sabem dos museus, parques e atrações de sua região. Sempre me falam muito bem de Joinville e, quando me aposentar, tenho sonhos de morar aí pertinho, em São Francisco do Sul.

    ResponderExcluir
  14. Laís querida!!!!
    Que fotos lindas!!!! Que blog delicioso!!!!

    Quero agradecer a visita e as lindas palavras de amizade!!!!!!

    Após a partida da minha mãe, como sabe, minha vida deu uma virada total... Minha mãe é que que cuidava de tudo... roupa, casa, animais... E agora estou aprendendo a fazer o que nunca fiz na vida: lavar, cozinhar... Caramba, que loucura é cuidar de uma casa, trabalhar fora, cuidar dos filhos (no meu caso: meus animais)!!!!!!!!! Meu tempo ficou menor ainda, em compensação minha disposição foi aumentando depois dos primeiros sete meses... No último mês é que tenho me sentido mais forte, diferente! Porque de verdade não tem sido nada fácil, mas espero dar conta!

    Estou tentado praticar os ensinamentos universais... Viver um dia de cada vez...

    Como sabe, a Branca e a Dara estão dodói... O caso da Dara é mais sério! Fiquei sem dormir e voltei a questionar o por quê... E o sofrimento gera confusão e desespero que são sentimentos que atrasam mais ainda nosso caminho sei lá pra onde... rsrsrsrs
    Então decidi continuar medicando - óbvio - e amá-la mais ainda para que viva bem o tempo que tiver que viver... E o meu sofrimento foi "passando"... Consequentemente meus dias ficaram mais serenos e bem mais produtivos (menos atrapalhados)... Estou dando conta do recado bem, eu acho!!! rsrsrsrs

    Só não consegui administrar meu tempo ainda para meu blog e para estar com você e com todos que amo... Mas sei que com o tempo, devagar e sem pressa, conseguirei me adequar totalmente a esta minha nova realidade que a vida me trouxe e que de certa forma eu estou aprendendo a gostar...
    Muita saúde a você e a todos estes peludos amados e desejo-te um ano repleto de aventuras...
    Sua amiga,
    Sempre...
    Dani

    ResponderExcluir
  15. Meu primo e a família moram em Joinville. Ele trabalhava na Datasul e agora trabalha na Senior de Blumenau mas a família preferiu ficar aí.
    Eu trabalhei nos longínquos 1995 e 1996 na não mais existente MCI Informática daí e ía seguido para Joiville tb.
    Amo esta parte de SC... tão rica, tão evoluída, tão linda, mas quente que nossas mãe do céu né???
    Como não tinha muito o que fazer perambulava pelo SHopping das Flores (é isso?) e no Muller.... saudades de mim naquela época... Eita!
    Beijos amigos!

    ResponderExcluir
  16. Amiga que linda a tua cidade.
    Por aqui é inverno :( FRIO !!!
    Para os gatos é uma tortura, por isso a Moody passa os dias juntinho ao aquecedor.


    beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Lis tens toda a razão por vezes as pessoas não conhecem a sua cidade e vão para o estrangeiro,a tua cidade é muito bonita !
    Já vieste a Portugal?
    Gostaria muito que visses conhecer a minha cidade.... Lisboa
    Rutha,Pink.Luna e Barum venho pergunta se querem ser meus primos pois tenho uma ideia e queria que voces entrassem...
    Turinhas da amiguinha e beijinhos da mami para vossa
    Kika

    ResponderExcluir
  18. Linda sua cidade, organizada e limpa, o que mostra a educação de um povo, que sente orgulho de onde vive. Eu conheci Joinville há anos, era criança e não lembro direito, mas não recordo de ter ido a estes lugares que tirou as fotos, adorei.

    Curitiba é minha cidade natal, tem uns 8 anos ou mais que não vou lá, mas tenho muito orgulho daquela cidade, saudades demais.

    Lindas fotos, querida, amei... Beijos, Cris.

    ResponderExcluir
  19. Adorei conhecer um pouco da sua cidade, Laís
    Achei muito interessante e nem precisei sair de casa...rsrs
    Fique com Deus, amiga
    Tenha um bom domingo e uma ótima semana.
    Mil beijinhos para você e afagos para os seus bichinhos todos
    Com carinho de
    Pepi, Xixo, Juja, Jujuba e Verena

    ResponderExcluir
  20. Qué ganas de verano! Nosotros aquí en España tenemos mucho frío. con ganas me iría a Brasil!

    ResponderExcluir
  21. Muito linda a cidade de vocês meus queridos, Rutha, Pink, Barum e Luna.
    Mas fiquei preocupada com a Pink que precisou limpar todo o apartamento do Felipe em Curitiba.
    Beijinhos para todos e um especial para a mamãe Lais.
    Beth.

    ResponderExcluir
  22. Laís que lugares lindos!!...adorei as palmeiras, me fez lembrar aquelas fazendas imensas e lindas...:)

    Beijos, Néia

    ResponderExcluir
  23. Laís...
    Que linda cidade! Verdade né ...o Brasil tão lindo e por ser tão grande não conhecemos ele por inteiro...Já tive o prazer de passear por Joinville...Blumenau...Camboriú ...Muito lindo mesmo...
    Ainda bem que vc tem a Pink pra ajudar ...rs...nem que seja só para vistoriar....Beijinhos na trupe...
    San....

    ResponderExcluir
  24. Adorei conhecer Joinville através dos seus olhos! Linda cidade que espero conhecer pessoalmente um dia!
    bjos

    ResponderExcluir
  25. Oi queridos!!!
    Apesar de uma das regras dizer que o hoemnageado não pode ter mais que 200 seguidores, estou deixando um award para vocês no meu blog porque eu considero o blog de vocês muito querido por mim!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  26. Eheheheh finalmente conseguimos comentar....
    Estávamos de castigo... a Claro tá bloqueando o sinal aqui....humpft!!!
    Adoramos todos os posts atrasados que não tínhamos lido... rimos muito com a história dos bichos e a Luna e o Barum... heheheh esse papis de vcs!!!!
    Beijoquetas!!!
    Scu e mamis

    ResponderExcluir
  27. Nossa adoramos as dicas, belissimas fotos..parabens pela linda cidade!

    lambibeijos

    ResponderExcluir
  28. Me ha gustado mucho el mercado municipal y las vidrieras y la curiosa forma de la catedral y la hamburguesa de queso...
    Y el cansado final jeje, Pink ¿ya has descansado bonita?

    Saluudos Efi, y beijinhos L

    (y cuidado con el jacaré, así que nada de baños ¿eh?)

    ResponderExcluir
  29. Que linda a sua cidade Laís!!
    quero conhecer pessoalmente qualquer dia!
    Que dia gostoso vcs tiveram!
    bjs

    ResponderExcluir