31 de outubro de 2011

Outubro Rosa

Hoje é o último dia de outubro mas eu não poderia deixar de falar sobre o "Outubro Rosa" que é o mês de prevenção ao Câncer de Mama. Na sexta-feira passada eu fui fazer a minha mamografia anual e para quem não sabe como é eu explico :
Para quem tem seios médios e grandes é só encaixar a mama no aparelho, segurar na lateral, relaxar os ombros, olhar pra cima e pronto !
Para quem tem seios pequenos como eu : a médica puxou gordura até das minhas costas para encaixar tudo na máquina, me virou, me apertou, me espremeu, tirou a mamografia e me deixou lá de avental no ar condicionado gelado pra ver se tinha dado certo. Enquanto isso eu fiquei lendo a Contigo e já sei de TUDO que aconteceu no aniversário da Rafaela Justus cujo tema foi a Disney e o personagem preferido dela é o Mickey ! Quando a médica voltou tive que fazer a mamografia de novo e desta vez sem respirar...
Mas eu saí de lá muito feliz porque está tudo absolutamente normal ! Obrigada pelos comentários me felicitando...
Como o ex-Presidente Lula foi diagnosticado com Câncer e tenho visto uma grande manifestação na internet para que ele se trate no SUS eu resolvi contar a minha experiência. Eu já falei sobre a minha vizinha Edite, mãe da gatinha intrometida Lycian,  que teve câncer de ovário e agora esbanja saúde ajudando cães abandonados, mas eu não contei que ela fez todo o tratamento pelo SUS e eu a acompanhei várias vezes a consultas e exames. Quando eu fiz a minha mamografia tive que deixar o carro longe e ainda paguei o estacionamento...quando eu levei a Edite para fazer o exame numa clínica conveniado ao SUS tinha tv, ar condicionado, revistas, muita organização, muita limpeza e principalmente...tinha convênio com o estacionamento em frente !!!
Quando fomos ao Hospital São José para consultas os médicos eram sempre educadíssimos, estavam sempre muito bem informados sobre tudo que se passava com ela e prestaram um excelente atendimento. O mais importante é que esses médicos que atendem pelo SUS fazem o mesmo atendimento na rede particular ! Eu sei que cada cidade tem seus problemas e devem existir muitas cidades com péssimo atendimento público (e inclusive eu vejo muitas reclamações sobre os hospitais públicos de Joinville na tv) mas também existem muitos hospitais que servem de referência nacional e são públicos.
Tivemos até um momento engraçado : uma vez estávamos esperando na recepção, ela começou a me agradecer e eu disse que a ajudava pensando nos meus pais que moram longe e não contam com a minha ajuda...comecei a chorar e ela também, justamente nesta hora o médico a chamou e entramos as duas no consultório nos debulhando em lágrimas...
Ter saúde é o mais importante na vida, vamos nos cuidar !

18 comentários:

  1. Laís querida, belíssimo post. Também tenho visto muitos comentários a respeito do ex-presidente e não concordo. Aqui em nossa cidade, o SUS também dá um excelente atendimento, não temos do que nos queixar. Infelizmente existem lugares que deixam a desejar mas, não são todos. O mais importante é mesmo nos cuidarmos sempre.

    Beijos, Néia

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, muito bem lembrado mesmo, é super importante se cuidar e prevenir.
    Eu trabalho no SUS aqui em SP, e posso dizer que existem lugares que são muito bons mesmo. Aqui em SP temos ótimos hospitais públicos e no rio de janeiro temos o INCA, que é uma referência inclusive usado pelo governo como tal. Claro que existem muitos lugares péssimos, superlotados e espero que isso melhore. Antigamente o hospital dos servidores no RJ tinha até uma suite presidencial reservada para o atendimento do presidente, que fazia seus exames e consultas lá. Hj já não é bem assim. Esperamos que todos tenham direito a saúde, e um excelente atendimento.
    Beijos
    Obs: as menimas ficaram lindas com o laço rosa da campanha.

    ResponderExcluir
  3. Pois é amiga... escrevi no face sobre o assunto por causa disso.... há tanta coisa por trás de tudo isso...
    Sei bem que o SUS em cidades maiores, consegue prestar um bom serviço... aqui em Uba é mais complicado sim, porém, o problema não é dos médicos ou do atendimento.. mas é política mesmo, muito mais complcado que o Lula ir ou não ao SUS... enfim...ótimo post....
    Ah, amei o "visu" halloween... hahaha ficou bárbaro!
    Beijinho
    Ana (eu tbém choro por causa desse motivo.... heheh coisas de quem está distante!!!)

    ResponderExcluir
  4. Post fantástico!
    A prevenção é muito importante!

    ResponderExcluir
  5. mt bom o post q pena ñ ser assim em toda cidade.. aqui para marcar uma mamografia demora mais de 3 meses só p marcar e quando marcam é p mais d 6 meses da data q foi marcada ou seja uma quase uma gestação para fazer um exame...mais em fim um dia quem sabe todas as cidades serão assim...

    ResponderExcluir
  6. Oi Laís adorei o post, eu também estou para fazer a minha mamografia, minha receita vence mês que vem dai já pego uma receita nova e faço o exame, mas também sofro porque sou PP, hehehe.
    Concordo com você que o SUS tem problemas mas também tem muitos méritos, não devemos enaltecer o particular em detrimento do público, devemos reconhecer os benefícios do público e agir de maneira a melhorar os aspectos negativos, assim devemos agir em tudo que é público, educação, etc. Adorei o post.

    Realmente o Odin tem um canino bem grande, não tinha dado muito atenção, mas comparado com os outros gatos é grande mesmo, bons olhos os seus. Eu também fiquei com medo de olhar e acho que se a veterinária não mandasse eu fazer a limpeza nele não teria olhado até agora. Mas fiquei feliz em ver melhora tão rápido, muito feliz mesmo.

    Beijos

    Nai

    ResponderExcluir
  7. Laís, que terrible espachurramiento!
    SAlud, muchísima salud, y... saluudos!

    ResponderExcluir
  8. oi querida, fiquei emocionada com teu post. Lindo! gosto do jeito que escreve, e sincero, expontâneo.
    Um grande beijo!
    Cibele

    ResponderExcluir
  9. Oi... relmente, saúde é o nosso bem mais precioso!
    Sobre as fotos da minha gata, não são photoshop, ela esta obesa mesmo, ta pesando 9,5 kilos!!! Eu sei, ela pode infartar a qualquer horas... eu reduzi a ração, mas ela não gasta as calorias que tem, ai fica dificil né ela emagrecer!

    ResponderExcluir
  10. Laís querida, teu post levou-me às lágrimas. É, prevenção é tudo, mesmo que às vezes, por mais que se façam os exames, SUS, particular ou plano de saúde, apareçam surpresas desagradáveis. Gostaria de ter por perto uma amiga, assim como a mamãe da Lycian teve.
    Beijos,parabéns pelo bom humor no post! Beijinhos para os queridos de quatro patas,
    Beth.

    ResponderExcluir
  11. Pues no tenía ni idea de que era día del cáncer de mama :( es una gran causa chicos, me encanta que os pongáis los lazos rosas!

    ResponderExcluir
  12. Grande causa Rutha!!!
    Paranbéns pelo post Laís.
    Infelizmente tem muitas mulheres que ainda padecem do descaso e da falta de acesso à informação sobre o câncer de mama.
    E aqui no RS somos campeoníssimas em casos. =(((
    Um beijo queridos!

    ResponderExcluir
  13. Queridas Lais e Rutha mamãe esta comemorando um desenho que ela fez, melhor pediu para fazerem, já que ela não desenha nada, para enfeitar o blog e também o fato dela ter feita tantas amizades queridas aqui. Ela convida vcs a participarem do sorteio e eu torcerei para a minha amada diva.
    Ronrons do Shake

    ResponderExcluir
  14. Querida Laís,
    Você tem toda razão:
    Temos que nos cuidar!!
    No final de novembro é a minha vez de visitar o ginecologista.
    Muito obrigada pelas suas visitinhas e carinho lá no nosso blog.
    Tenha um abençoado feriado.
    Muitos beijinhos para você e afagos para os seus bichinhos.
    Com carinho de
    Verena, Pepi e Xixo

    ResponderExcluir
  15. Vem no meu blog para comemorar meu aniversário!
    Woof, woof,

    Chicco

    ResponderExcluir
  16. Avisa sua filha que ela não ta sozinha, comecei terça minhas aulas praticas de direção, e ja foi o batante pra me traumatizar... Subi na guia, passei por cima de um coco e um motoboy deu uma espécie de coice na lateral do carro me xingando de vagaba! Hoje tenho aula de novo, vou morrer o carro umas 500 vezes, talvez ja não suba na guia... e vou piscar pro cara que me xingar rs.... Não pode desistir!

    ResponderExcluir
  17. Saúde eh a coisa mais importante da vida mesmo.. e o melhor eh quando existem pessoas que nos ajudam né??

    bjk e fiquem bem!

    ResponderExcluir
  18. Luna é para dizer que acabei de por a tua entrevista,diz a tua mami que ainda não recebi as respostas da Rutha e da Pink
    Turrinhas e bom fim de semana
    Kika

    ResponderExcluir