29 de julho de 2011

"A distância mais longa é aquela entre a cabeça e o coração." (T. Merton)

(Morro do Finder)
(vovó Tina no meio do morro do Finder)
Minha mãe voltou hoje a São Paulo e já estou morrendo de saudades ! Antes dela viajar fizemos um passeio especial ao morro do Finder, uma área de 500 m² de área atlântica dentro de Joinville, aliás fica no final da minha rua e dá para ser avistado da minha varanda. Meu pai faleceu em maio de 2009 e foi cremado, minha mãe trouxe uma parte de suas cinzas para jogarmos em Joinville porque ele adorava esta cidade e também para que suas lembranças ficassem bem próximas de mim e de meus filhos.

(cinzas do vovô)
Outra parte de suas cinzas foram jogadas na cidade de Eisenach na Alemanha por minha irmã Yara e minha sobrinha Valentina, meu pai foi um grande admirador de Johann Sebastian Bach e deixar uma parte de suas cinzas na cidade natal deste maravilhoso compositor foi uma forma de homenageá-lo e mostrar aos netos que homem inteligente e culto ele foi.
Meu pai amava a natureza e particularmente as árvores, aqui no morro do Finder existem árvores como a peroba e o palmiteiro, além de animais silvestres como o gato-do-mato e várias espécies de aves. 

No ponto mais alto do morro dá para se avistar a Baía da Babitonga que banha as cidades de Joinville e São Francisco do Sul. Foi uma subida difícil mas valeu a pena...
É sempre muito triste perder uma pessoa tão amada, mas as recordações que nós guardamos vão viver sempre em nossos corações e nos encher de alegria.

O nosso amigo Xixo partiu para a ponte do arco-íris, foi uma grande tristeza, mas tenho certeza que agora ele está pertinho do seu irmão Pepi e juntos vão cuidar da querida Verena e sua família. Ele partiu muito cedo, mas neste curto espaço de tempo fez sua família muito feliz e compartilhou muito amor com seus amigos.




11 comentários:

  1. Adorei conhecer o morro do Finder, quando for pra Joinville já sei onde posso passear, eu também adoro a natureza. Homenagem linda ao seu pai jogar as cinzas dele em dois lugares tão significatívos pra ele, realmente ele era muito inteligente, culto e tinha muito bom gosto, Bach é magnífico.
    Ontem vi no jornal uma reportagem sobre o Festival de Dança ai de Joinville, lebrei de você, eu falei pro meu namorado: Eu conheço esse festival a Rutha já falou sobre ele, hehehe.
    O Azeitona é bem novo, completou dois anos esse mês, a Jolie eu não sei ao certo, peguei ela da rua a também uns dois anos, mas pela tranquilidade dela e pelas barbinhinhas brancas já deve estar velinha, na póxima vez que ela for na vet vou pedir pra ela ver nos dentinhos dela.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Es muy entrañable repartir las cenizas en lugares simbólicos. Los recuerdos siempre están en el corazón.

    ResponderExcluir
  3. Querida Lais, me ha gustado mucho todo lo que nos has contado.
    Tu padre tendría que estar encantado de estar cerca de tan grandes personas; su familia y el mejor, Bach.

    Tu padre y yo hubiésemos tenido tema de conversación para varias horas,naturaleza y sobretodo BACH (Su música es el hilo musical en mi casa, y allá donde yo vaya)
    Saluudos Efi, beijinhos Luisa.

    ResponderExcluir
  4. Que lugar liiiiiiiiindo! Pois é, não é fácil perder quem amamos, mas esta é a realidade da vida, né? O consolo é quando passamos bons momentos e demonstramos o nosso amor. E tb, isso crença minha, que maravilha ser parte da natureza, voltar ao ciclo da vida se misturando à terra, às plantas e aos animais. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Um lugar muito lindo Rutha!
    Audoro a natureza!
    um bom fds

    ResponderExcluir
  6. O morro do Finder, tem uma linda imagem. Bela postagem e mocionante. Perder aqueles que amamos, sempre deixa um cicatriz em nossos corações.

    ResponderExcluir
  7. Que post mais comovente amiga.
    Um lugar maravilhoso, uma mãe amiga e recordações que ficarão para sempre.
    Beijinhos amiga tudo de bom para você.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Querida irmã, estou emocionada com o seu texto e tambem achei lindo o lugar onde ficou uma partezinha dele. Tenho muitas saudades dele.
    Abraços Yara

    ResponderExcluir
  9. Amiga....
    Que homenagem linda... sabe que as cinzas da minha sogra estão esperando esse momento.... o coração precisa estar calmo para isso....
    Que delícia que sua mãe te visita...tem que aproveitar sempre...e que mãe linda né??
    Sentimos muito a perda do Xixo... você e a Verena são responsáveis por eliminarem meu medo de gato, sabiam? Até me ensinaram a acarinhar os gatinhos na rua.... rsrsrs
    Beijinho e fique bem!!!!
    Ana

    ResponderExcluir
  10. Que linda homenagem vcs fizeram para o seu pai!
    Seu pai tinha um ótimo gosto musical,Bach é maravilhoso!
    tenho certeza que ele gostou muito do carinho!
    Agora fiquei morrendo de vontade de conhecer o morro do Finder,parece ser muito bonito mesmo!!
    deve ser muito gostoso morar perto dele
    Tudo de Bom pra vcs!
    Bjs

    ResponderExcluir