24 de julho de 2011

"A dança é a linguagem escondida da alma." (Martha Graham)


Esta foto é dedicada à minha querida amiga, bióloga, entomologista, naturalista, encantadora e diabética Efigenia Del Mar , eu linda e prateada com meu tutu cor de rosa ! Eu estava ensaiando o Lago dos Cisnes de Tchaikovsky...

Esta semana foi intensa e dançante aqui em Joinville. Fizemos a visita oficial ao Teatro Escola Bolshoi do Brasil, que desde março de 2000 enche nossa cidade de orgulho e emoção. A escola tem quase 300 alunos, sendo que 95% deles têm bolsa de estudos e recebem todos os uniformes, transporte, alimentação, plano de saúde, odontológico, fisioterápico e tudo mais que for necessário a seu desenvolvimento na dança. Amanhã acontece uma nova audição aos interessados em estudar lá, mas apenas menores de 18 anos podem participar.

 Acho que a vovó Tina já passou da idade para as audições  mas ela é apaixonada por ballet desde bebê ! Na 2ª foto a vovó está entre as estátuas de grandes bailarinos que estão expostas na entrada do prédio do Bolshoi.
São aceitos alunos a partir dos 11 anos que devem frequentar as escolas de ensino fundamental e médio e precisam ter boas notas, se forem reprovados na escola não podem mais continuar no Bolshoi. São 8 anos de aulas de dança, história da dança, folclore, ballet clássico e contemporâneo, música e todos aprendem a tocar piano a partir do 5º ano. Cada sala de aula de dança tem um piano de cauda e aparelhagem de som, os pisos têm amortecedor para os saltos das bailarinas e o teto tem 5 metros de altura, além de serem todas climatizadas.
Todos os cenários e figurinos são confeccionados na própria escola e são supervisionados por uma costureira russa. O diretor artístico é o russo Pavel Kasarian, são 4 professores russos, 1 ucraniano e onze brasileiros.

Durante o Festival de Dança de Joinville funciona em anexo a Feira da Sapatilha com stands vendendo roupas, sapatilhas e adereços para bailarinas, chocolates, objetos de decoração, bijuterias...tudo relacionado à dança.

Figurinos à venda
Cerca de 6000 bailarinos de todo o Brasil estão em Joinville para o Festival de Dança.

Também tem uma ONG de ajuda aos animais vendendo camisetas na feira da sapatilha ! Eu comprei essa camiseta cor de rosa de gatinho e minha mãe comprou a preta para a minha irmã.


Eu já falei aqui no blog que minha mãe foi bailarina, já coloquei esta foto outras vezes, mas sempre me orgulho de revê-la e de mostrá-la. No site da Escola de Teatro Bolshoi  tem um concurso de fotografias relacionadas à dança e inscrevi esta foto (meu pai foi o fotógrafo). Por favor votem na foto dela aqui !

17 comentários:

  1. Já votei! A foto deve ter sido feita com uma câmera muito boa e o fotógrafo muito bom também. Parabéns à Tina, aos oitenta anos, em plena forma na maratona do Festival.
    Rutha, tu com este "tutu" rosa, dá vontade de apertar e morder a orelha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Lindissima a foto, com certeza votei,e vai ganhar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Belíssima a foto e sua mamis!!!!!
    Lambeijos da Brenda.

    ResponderExcluir
  4. que linda!
    parece que está voando!
    vou votar, sim
    lambeijos

    ResponderExcluir
  5. Linda foto ...
    Mamis já foi a Joinwille em um festival de dança é tudo muito lindo
    ela faz jazz ....kkk

    beijos

    ResponderExcluir
  6. He,he he Rutha....divinaaaaaaaaa! Obrigada!
    No esperaba menos que una crónica tan estupenda y detallada, cómo ésta que nos has hecho.
    Lais, la foto es de cine!
    Beijos y saluudos!

    ResponderExcluir
  7. Preciosa foto!!

    Y esa guapa gata con tutú tiene que ensayar mucho.

    ResponderExcluir
  8. Que coisa linda de tutu, concentradíssima!!! Que post lindíssimo, uma linda história de amor, e é claro que não deixaria de votar na belíssima foto.

    Amo o blog, é uma delícia de estar todos os dias. Beijo grande.

    ResponderExcluir
  9. Já votei Rutha, nossa essa foto da sua Mamis é realmente linda. Também adorei ver as fotos do vestivel de dança. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma questão canina: sua vovó Tina é vovó do Barum... eu sou o amor do Barum, então posso chamá-la de vovó também??? Amei o jeitinho dela, prometo não ser lambona... hehehehe
    Beijinho
    Scu

    ResponderExcluir
  11. Querida Laís, esse festival deve ser muito lindo!! Já votei na foto da sua mãe, que aliás é muito bela.

    Beijos, Néia

    ResponderExcluir
  12. Sua vovó Tina é muito linda Rutha
    Parabéns
    Vamos votar, sim
    Lambeijos e Ronrons de
    Pepi e Xixo

    ResponderExcluir
  13. Eu ri muito com essa foto da Rutha, aquele arzinho de "mázona" que ela tem, com o tutu, tá demais! Não me canso de dizer que ela tem carinha de má, (sem ofensa) nariz arrebitado, mas acho-a o máximo, chamo sempre a minha filha para a ver: «Olha a Rutha, tem mesmo cara de má, não tem?» :)) Ela tb amou a foto.
    Ah, e a foto da sua mãe é linda! Eu vou votar, sim, e sem fazer nenhum favor, a foto é realmente belíssima!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Rutha que mãe mais legal vc tem né???? dá até uma invejinha hahhahha!!

    saudade de tu coisa linda!!


    bjk pra todos!

    ResponderExcluir
  15. Essa escola é mesmo um orgulho para Santa Catarina!Muito 10 essa reportagem com lindas fotos e importante informaçoes!
    Vovó Tina é super talentosa e elegante!Amamos as fotos!
    purrs e love
    Luna

    ResponderExcluir