12 de agosto de 2010

"Casa Rutha" Saúde e Bem-Estar

O sedentarismo pode ser definido como falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes. Pessoas com atividades físicas regulares, como limpar a casa, caminhar para o trabalho, realizar funções profissionais que requerem esforço físico, não são classificados como sedentários. (fonte: Nutrição em prática)

Este post é essencial para estimular e conscientizar sobre a importância da atividade física para as pessoas. Se você tem uma gatinha linda/peluda/fofa e principalmente preguiçosa já possui o equipamento necessário para se exercitar ! Vou sugerir hoje várias opções de atividades :
*levante seu gato sempre que ele quiser subir na bancada/mesa da cozinha para averiguar o andamento das refeições;
*enxugue energicamente seu gato sempre que ele sair à chuva e voltar ensopado e com carinha de inocência;
*convide seu gato para uma sessão de Yoga ou abdominais : assim que você deitar no colchonete ele (o gato) vai adorar subir na sua barriga e auxiliar nos exercícios;

 (foto horrivelmente tirada de celular)
*varrer tapete...esse exercício pode ser feito por donos de cães também ! Quanto mais peludo melhor !

Uma dica importantíssima para as pessoas que trabalham muitas horas com computador e tendem a ter problemas relacionados a LER (lesão de esforço repetitivo) é acariciar seu gato/cachorro com as mãos abertas e relaxadas, faça carícias mais enérgicas apenas se o bichano for insitente.


Esta dica já foi publicada em uma edição anterior, aconselhando a compra de estofados da cor dos peludos para evitar a visão de pelos indesejados. Neste caso limpe/escove os móveis regularmente, lembre-se de manter a coluna ereta, dobrando os joelhos e tente usar as 2 mãos ao mesmo tempo para melhor eficiência do exercício. De preferência faça a limpeza quando o felino estiver fora do estofado...para evitar arranhões...

Agora a dica de saúde mais importante para os peludos é: DORMIR !

Dificuldades em pegar no sono, sono de baixa qualidade, insônia e outros problemas relacionados a esta necessidade tão essencial do ser humano são razões associadas à redução da qualidade de vida, perda de produtividade e até a problemas de saúde. Estima-se que 30 a 40% da população enfrenta dificuldades relacionadas ao sono, muitas vezes sem perceber.
 O saudosíssimo Martim

O Martim adorava dormir bem acompanhado !

11 comentários:

  1. O exercício de dormir é o que mais gosto!!!
    kkkkkkkkkkk
    beijokas

    ResponderExcluir
  2. Ahuahauhauhauuahuah, ameeeeeeeeeei o post! Muito construtivo e fico com o exercício dormir, pq isso pra mim é muito fácil, sou igual gatos, durmo em um minuto, e outra, acordo, e durmo denovo bem rápido, sem muitos problemas....o meu namorado diz sempre: Tal mãe, tão filhos!uahuahuahuahuaha....amoooo dormir, por isso acho que tenho os bichinhos certos, esses, especialistas no assunto!rs, bjiiiinhauuuus

    ResponderExcluir
  3. Resposta do comentário que deixou no meu blog:
    Oi Lais,
    Então, acabei achando fotinhas do Smigol em cima do aquário...hehe....elas sobem muuuito alto, acho que pela característica da mãe, do pai, sei lá eu....rsrsrs, já o Snoop e a Preta não sobem em lugares altos, mas pulam alto quando brinco com coisas voadoras com eles....rsrsrs, os 4 são preguiçosos mas são brincam muuuito, muito mais do que os meu primeiros....eles vivem subindo freneticamente no arranhador, do arranhador pro aquário, do aquário pra geladeira, do aquário pra Sanca...dos banquinhos que são meio altos pra bancada, da bancada pro aquário e assim sucessivamente....rsrsrsrs, é pulo pra todo lado!rsrsrs, já no guarda roupa ela pulavam da cama pra sapateira e da sapateira pro guarda-roupa.....hehehehe, é uma diversão!!!Ahhh, o Tiger meu primeiro gato subia nas árvores do quintal da casa do meu pai e ia muuuito alto tb, ele adorava, pena que perdi os vídeos dele subidno nas árvores, senão postaria aqui....Amooooo!!!bjinhus ;-)

    ResponderExcluir
  4. As dicas são ótimas! A de varrer então...
    Impressionante a quantidade de pelos que tiro do sofá!
    O sofá é marrom, então fica díficil!
    Até porque onde vou comprar um sofá preto e branco?
    Complicado!
    Adoro as fotos do Martim! Tão parecido com o Ro!
    Me lembra demais ele!
    Ele dormindo com a Luna é muito fofo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Querida Rutha, adorei o seu post. E também fiquei maravilhado com o seu comentário a meu respeito no blog. Claro que foi a ciumenta da Luna que postou aquele comentário maldoso sobre mim.
    Se vc quiser troco a Luna aqui de casa pela sua Luna.
    bjs do Rodolfo

    ResponderExcluir
  6. Vamos miar para a nossa humana seguir corretamente as dicas desta postagem, e a gente, COM CERTEZA, vai seguir a dica do soninho!!!!!
    Gostamos muito do blog!!!
    Viremos sempre miar aqui.

    ResponderExcluir
  7. Boa Noitinha!
    Este post tá muito "legau"
    Obrigada pela visita
    Ronrons e Pautabraços
    Xixo e Pepi

    ResponderExcluir
  8. amiguxa aqui em casa nos dormimos e acordamos com a mesma facilidade.nos,eu e os meus gatinhos. adoramos dormir.adorei a ideia do ler. vou fazer esse ex; de acariciar mais ainda.e o meu sofá é da cor de meus peludos. disfarça bem rsrsr. amei tudo . obrigada pelos elogios lá no meu blog. valeu amiguxa amada.valeu pelo seu belo blog. beijinhos no coração.

    ResponderExcluir
  9. Ahh que fotos lindinhas do Martim!
    E muito obrigada por tão instrutivo post queridos amiguinhos!
    O que lembrou também a mamãe que hj é sexta feira, dia de "varrer o tapete"e faxinar geral o lugar aqui, então...mãos a obra!
    Um ótimo final de semana pra todos!
    purrs and love
    Luna

    ResponderExcluir
  10. Olá Rutha e Pink espero que tenham tido um fim de semana com bastante descanso apesar de sentir que por aì a vossa mami anda agitada, cuidado, façam por estar deitadas, uns alongamentos e prato cheio porque estão lindas assim, abraço de 4 patas dos vossos fãs Nini e Ma ek.

    ResponderExcluir